Slide Biometria
Metron=Medida
Biometria
Ciência da aplicação de métodos da estatística quantitativa a fatos biológicos, ou seja, é o ramo da ciência que se ocupa da medida.
No Egito os faraós usavam características físicas de pessoas para distingui-las, ou seja, a
Biometria não é algo novo mas o que é recente é a sua aplicação em sistemas computacionais. No entanto, somente no século XIX a Biometria ganhou atenção cientifica.
Biometria nas Eleições
– Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. A mais recente delas envolve a biometria.
– A medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais Benefícios Esperados
• Melhoria no processo de identificação do eleitor; • Saneamento do cadastro Eleitoral;
• Mitigação da pratica da falsidade ideológica
OBSERVAÇÃO
Vinculado ao Sistema da Receita Federal
Falhas/Fraudes
Para garantir o funcionamento da urna biométrica foram realizados testes como:
TESTES PUBLICOS DE SEGURANÇA DO
SITEMA ELETRONICO DE VOTAÇAO
Investigadores inscritos apresentaram e executaram planos de "ataque" aos componentes externos e internos da urna. Em ambas oportunidades foram selecionadas, por comissão avaliadora composta por acadêmicos e cientistas, as melhores propostas de ataque que puderam contribuir para o aprimoramento da segurança e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Nenhum dos testes conseguiu violar a urna e os programas colocados à prova. No entanto, as idéias apresentadas pelos especialistas contribuíram para o aperfeiçoamento tecnológico da votação.
VOTAÇAO PARALELA
É uma auditoria que ocorre no dia das eleições e para a qual são convidados fiscais de partidos políticos e coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como