Biometria
Trabalho de Gerência de Redes
Biometria
O termo biometria significa medição biológica [bio (vida) + metria (medida)] , ou seja, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa. O princípio básico desta técnica para identificação é: seu corpo, sua senha.
Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos.
A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento distintas.
Em geral, a identificação por DNA não é considerada, ainda, uma tecnologia biométrica de reconhecimento, principalmente por não ser ainda um processo automatizado (demora algumas horas para se criar uma identificação por DNA).
Biometria
Embora tenham se tornado famosas há pouco tempo, as técnicas de reconhecimento por meio das características das pessoas já eram utilizadas na
China no ano 800 d.C, quando comerciantes confirmavam a identidade de seus clientes por meio da impressão de suas digitais em tábuas de barro.
Já deu pra notar que, mesmo a ideia já sendo usada há muito tempo, até recentemente os scanners biométricos eram apenas coisa de televisão. A maior limitação para o avanço na área se deve aos aparelhos utilizados, afinal não é assim tão simples criar um scanner de retina ou palmar que extraia apenas as informações necessárias.
Como funciona?
Para que um sistema biométrico funcione sem problemas alguns equipamentos são necessários: scanner ou sensor, um computador relativamente potente e um software para a análise das imagens captadas.
Em teoria, o processo de análise biométrica é bem simples. Quando o scanner é acionado, a principal função dele é obter uma imagem nítida e de alta resolução do objeto em estudo: digitais e