biometria
Turma: Golf
Saldanha - 007
Souza Carvalho - 074
Luiz Henrique - 087
Trovão - 138
De Andrade - 167
Sumário
Introdução
Nosso grupo irá discutir o tema biometria e suas aplicações. A biometria é muito importante, pois possuiu varias utilidades, como a identificação criminal e o controle de acesso. Existem muitos tipos de biometrias que podem ser feitas em variadas partes do corpo como a impressão digital, reconhecimento pela retina, geometria das mãos, entre outros. Neste trabalho irão ser apresentados todos esses tipos de biometria, suas funções e utilidades.
O que é Biometria ?
Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas. Em geral, a identificação por DNA não é considerada, ainda, uma tecnologia biométrica de reconhecimento, principalmente por não ser ainda um processo automatizado (demora algumas horas para se criar uma identificação por DNA).
Origem da Biometria
Antes da existência da tecnologia biométrica automatizada, possível com o advento da computação, vários outros métodos não automatizados de biometria foram usados em períodos tão remotos quanto 6.000 anos atrás.
O uso da impressão digital para assinar documentos foi prática entre os antigos