aps educacao fisica
ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS-APS
O BRASIL, OS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS E A POLÍTICA DO "PÃO E CIRCO".
BRASÍLIA
2014
ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS-APS
O BRASIL, OS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS E A POLÍTICA DO "PÃO E CIRCO".
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) correspondente ao conteúdo específico do curso de Educação Física, planejado para ser desenvolvido e apresentado à Universidade – UNIP.
BRASÍLIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil - pelo menos no que tange ao cenário esportivo. Ainda esse ano o Brasil sediará um dos eventos esportivos com maior impacto mundial da atualidade a Copa do Mundo - FIFA, além de nos próximos anos sediar os Jogos olímpicos. Diferentes quanto ao número de sedes (a Copa do Mundo contará com doze sedes, enquanto as Olímpiadas será centralizada no Rio de Janeiro), os dois megaeventos assemelham-se em relação ao investimento “no esporte” e aos impactos produzidos na sociedade brasileira.
Com o Brasil, representado por doze de suas cidades, organizando a Copa do Mundo da FIFA e a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, suas evidentes desigualdades sociais e econômicas tornam – se um problema político importante para o mundo.
Será que esses eventos mudaram algo no Brasil?
2 MEGAEVENTOS ESPORTIVOS
Desde a Roma antiga podemos perceber a utilização dos megaeventos para a alienação da população diante dos inúmeros problemas enfrentados por esta, tais como miséria, fome, doenças. Naquela época, gladiadores entravam em arenas para lutar contra animais selvagens e divertir os que podiam assistir – o “ circo da política moderna.
Na era moderna, os megaeventos eram usados para difundir um status de povo feliz, nação