APS edison
http://www.fsg.br/
INTRAEMPREENDEDORISMO NA GRENDENE S/A
Fabio de Giacometti, Jean Luiz Belan, Jonathas Vergani..
Curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Professor Edíson Afonso Maletz. Palavra Chave:
Intraemprendedorismo. Intraempreendedor.
Cultura intraempreendedora.
Resumo
O objetivo do presente estudo é identificar se a empresa analisada possui a cultura de incentivo ao intraempreendedor, e quais os principais benefícios que esta cultura pode trazer à organização.
Pretende-se evidenciar a questão do intraempreendedor, ou seja, o profissional com capacidade de empreender não em seu próprio negócio, mas na própria empresa em que trabalha e executa suas atividades diárias. O tema da presente pesquisa é o Intraempreendedorismo e estará delimitado a analisar a cultura intraempreendedora existente na unidade fabril da Grendene S.A. de Farroupilha/RS. Observa-se que as empresas dispostas a implementar uma cultura de apoio ao empreendedor interno estão à frente, visto que desta forma promovem a motivação de pessoas que são inovadoras, proativas e comprometidas, o que se constitui em grande vantagem levando em consideração de que este é o perfil dos agentes de mudanças e transformações que fazem a diferença em um mundo corporativo.
introdução
Algumas empresas já nascem grandes, em termos de porte e capital, porém a maioria inicia suas atividades sendo pequena, muitas vezes com uma única pessoa capaz de levar adiante e colocar em prática uma grande ideia. Aquelas empresas que conceitualmente optam por serem inovadoras, são as que provocam ótimas mudanças que afetam seu ambiente interno, seus clientes e concorrentes, e no mercado atual em constante mudança e praticamente livre de fronteiras, elas alcançam o sucesso a partir de produtos e serviços inovadores, desenvolvendo negócios de modo mais eficiente e rápido que seus concorrentes.
Para que