APS desenvolvimentista
Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 4°/5º semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Dr.ª
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por finalidade a busca de informações para mostrar como se dá o conhecimento do aluno através da utilização da tendência construtivista que é uma dentre as que existem na educação física escolar. O objetivo de desenvolver um trabalho com relação a essa tendência, é mostrar as pessoas a importância que ela tem na educação física escolar e também os principais autores que a defendem e o papel do professor e da escola na vida do educando.
O presente trabalho busca identificar quais são os objetivos da tendência construtivista e evidencia-los em relação ao âmbito escolar, ou seja, o que ela visa passar para os alunos de diferentes séries e a forma correta de se aplicar essa tendência durante o ano letivo, tendo ciência de que o aluno participa ativamente do seu próprio aprendizado estimulando seu raciocínio, a crítica, a pesquisa e a autonomia e a forma de ensino aprendizagem do professor será diferente de uma escola para outra.
DESENVOLVIMENTO
A década de 80 foi um referencial para a área da educação física escolar, porque a partir desse período que a educação física se separou em duas concepções: a científica e a pedagógica. Foi a partir daí também que surgiram as abordagens pedagógicas e os estudos sobre elas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 são mencionadas quatro abordagens principais, psicomotora, desenvolvimentista, critica e construtivista que mais tarde veio a ser ampliada e englobada novas tendências por Suraya Cristina Darido.
Neste trabalho iremos salientar a abordagem construtivista, que teve como principal