terceira Infancia
Este estudo trata de uma discursão do contesto em que foi produzido e suas bases teóricas, argumentos no sentido de destacar os limites e possibilidades de contribuir com esforços para a constituição da Educação Física. Após a escassez de textos que sistematizem uma prática da educação física na escola, foram publicas obras que fomentaram um amplo debate; Freire 1990; Space et al., 1992,Tani; Manoel; Kokubum Proença,1998. Entre esses contextos germinaram Daólio, 1998.
Abordagem da Educação Física Escolar a prática reflete as teorias corpo, escola e sociedade.
Em busca de novas propostas, a educação física escolar e prodiga em abordagens no que concerne ao desenvolvimento circular. O texto de Jewett e Bain (1985) identifica sete modelos entre eles citamos; Educação Desenvolvimentista, Aptidão Física, Educação do Movimento, Estudos Ginesiológicos, Educação Ludíca e Significado Pessoal.
Educação Desenvolvimentista
Entende que a escola tem a responsabilidade de criar um ambiente sintonizado com as necessidades da criança definida a partir do reconhecimento ao processo de desenvolvimento pelo qual ela passa; é visto como regular e universal, cabendo ao educador traduzir os padrões desenvolvimentistas em atividades que o nutram.
Aptidão Física
Enfocando as práticas de ginástica e de exercício físico e assim desenvolver a condição física geral do estudante. A partir da década de 1980 essa condição física é associada a determinadas visões de saúde, e a recuperação da educação física na escola muda gradualmente para incutir no estudante um estilo de vida ativo.
Educação do Movimento
Usando do sistema de notação do movimento de desenvolvimento por Rudoph Laban, a educação do movimento busca fazer com que cada estudante explore suas potencialidades para se mover em dimensões que consideram o que o corpo faz como o corpo se move, onde o corpo se move e quais as