APS 7o e 8o SI 17
Sistemas de Informação (SI)
Orientações para as Atividades Práticas Supervisionadas
7º/ 8º semestres de 2013
TEMA
PROPOSTA DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Atividades Práticas Supervisionadas – 7º/8º SEMESTRES – SI
I. TEMA:
“Elaboração de Laudo Pericial através da aplicação da Análise Forense”
II. PROPOSTA DO TRABALHO
As Atividades Práticas Supervisionadas serão constituídas pelos seguintes tópicos:
1) O grupo de alunos deverá, por meio de fontes formais de informação, pesquisar sobre os conceitos de Segurança da Informação, Forense Computacional e Auditoria e Avaliação de Sistemas, assim como usos, aplicações e exemplos.
2) O Laudo Pericial é a forma de apresentar os resultados de uma investigação. No caso especial de evidências digitais, a segurança da informação, as técnicas forenses e as boas práticas da auditoria de sistemas devem ser consideradas. É uma atividade cada vez mais comum no dia-dia tecnológico, além de contribuir para apoiar a decisão em problemas judiciais onde o fator probatório se faz necessário.
3) Considere que uma equipe de alunos assuma o papel de peritos em Forense Computacional, que ora receberam uma missão de investigar empresas Madeireiras, sob a suspeita de desmatamento ilegal na Amazônia, mas que comercializam seus produtos por todo Brasil, a buscar evidencias que provem o envolvimento e a realização de atividades ilegais nas suas operações. De posse de um mandato judicial, foram autorizados a apreender equipamentos para fazer averiguações. A proposta desse desafio é planejar a abordagem e as atividades que realizarão para cumprir o objetivo, assegurando que as práticas sejam executadas dentro da lei e da ética. Visando elaborar o Laudo Pericial, o grupo deverá desenvolver as seguintes atividades, que são descritas na figura 1:
Figura 1 – Atividades da Análise Forense.
Seguir o processo passo-a-passo:
a. Coletar evidências. Elaborar o documento de Cadeia de Custódia.
b.