CONSIDERA ES SOBRE EPIDEMIOLOGIA
Disciplina: HIGIENE ZOOTÉCNICA
Prof. Paulo Francisco Domingues
Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública
FMVZ-UNESP-Botucatu
e-mail: domingues@fmvz.unesp.br
CONSIDERAÇÕES SOBRE EPIDEMIOLOGIA
COMPONENTES DA CADEIA EPIDEMIOLÓGICA: CONCEITOS
Epidemiologia, segundo sua formação etimológica, significa: Epi = sobre,
Demos = povo, população (humana, animal ou vegetal), e Logos = estudo. Seria, portanto o estudo sobre populações. Entretanto, ela deve ser entendida como a ciência, que estuda a ocorrência de doenças em populações, suas causas determinantes, medidas profiláticas para o seu controle, e até sua erradicação.
John Snow, considerado o “pai da epidemiologia”, por ocasião de uma epidemia de cólera em Londres, em 1849, concluiu que havia relação entre a doença e o consumo de água contaminada por fezes de pessoas doentes. Alguns anos após, seus estudos foram confirmados em laboratório pelo isolamento e identificação da bactéria Vibrio cholerae, nas fezes de doentes de cólera.
Se as pessoas envolvidas na criação preocuparem-se apenas com o animal doente, deixando de lado o restante do rebanho, não poderão avaliar o perigo que um único animal doente, poderá representar para todo o rebanho, principalmente considerando-se as enfermidades transmissíveis. Sem os conhecimentos básicos dos princípios epidemiológicos, o profissional não poderá ter idéia do perigo relativo que um caso particular possa representar para o restante do rebanho. É preciso considerar o meio no qual ocorre a enfermidade, o risco de que surjam novos casos, e as possibilidades de controlar os fatores que contribuem para a ocorrência desta. Deste modo o profissional poderá nortear sua prática assistencial com uma visão mais ampla dos problemas de sanidade animal,
16
lembrando-se que o técnico deverá ter em mente que ele está trabalhando com populações animais, e não com um único animal.
Para entender melhor como as ações de saneamento podem interferir na prevenção de doenças