APS 2º SEMESTRE
O estudo interdisciplinar entre o Direito e Literatura já apresenta pesquisas consolidadas tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.
No Brasil, a pesquisa nesta área encontra-se ainda em fase embrionária, mas apresenta resultados significativos.
Tendo em vista a grande importância e contribuição que o estudo do Direito e Literatura possibilitam, o presente trabalho tem como objetivo examinar as relações que se podem estabelecer entre as duas disciplinas. Através da análise do livro de Machado de Assis.
A pesquisa estava voltada para o Direito na Literatura, são catalogadas inúmeras obras em que abordavam temas jurídicos. Em 1925, o estudo passa ter o enfoque para o Direito como Literatura, através do qual se examinava a qualidade literária das sentenças jurídicas.
O estudo foi sendo conduzido, nesta fase, com objetivo de demonstrar a contribuição da Literatura ao Direito, por meio de análises em variados gêneros literários, pois as histórias são recheadas de elementos culturais, conflitos, aspectos relativos à história civil, podendo ser usada como material para pesquisa jurídica.
Pode-se destacar ainda a produção de vários artigos e eventos na qual se reúne trechos de obras literárias, sentenças e leis tendo como objetivo demonstrar que o Direito é um sistema cultural do qual participam a imaginação e a criatividade literária, como componentes da racionalidade jurídica.
O Direito como Literatura, estudada predominantemente nos Estados Unidos, enfoca especialmente a função da narrativa, a noção da interpretação e como a Literatura e o Direito podem se aproximar, de modo a alimentar o estudos sobre interpretação jurídica.
O presente trabalho se encontra inserido no mundo em que se estuda o Direito na Literatura,pois esta analisa o Direito a partir da Literatura, ou seja, por meio da leitura da obra literária pode-se extrair dados, informações importantes que podem auxiliar o