APS 2º Semestre Unip
A ideia de desenvolvimeno tem sua origem dos pensamentos de Arisóteles que acreditava que chegando no ápice da capacidade humana tudo pode ser explicado e este seria seu fim, porém o conceito de desenvolvimento é mais amplo.
É entendido como o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida de seus cidadãos pode ser definido como uma forma de medir a qualidade da vida humana no meio que se desenvolve, assim se define a classificação de um país ou região.
Em um sentido genérico, o desenvolvimento humano é a aquisição de parte dos indivíduos, comunidades e instituições, da capacidade de participar efetivamente na construção de uma civilização mundial que é próspera tanto em um sentido material como espiritual.
Para se chegar a um desenvolvimento humano pleno é preciso haver um amadurecimento social, e econômico.
Desenvolvimento social consiste na evolução dos componentes da sociedade, só ocorre quando se estabelece políticas que aperfeiçõem a forma como as pessoas interagem entre si e com o meio externo, beneficiando a todos.
O Desenvolvimento econômico ocorre quando a renda real de um país, proveniente de atividades produtivas, aumenta no decorrer de um determinado período de tempo. Quando falamos em renda nacional, referimo-nos ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais.
Um desenvolvimento econômico de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução da pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, melhores condições de trabalho e moradia, além da ampliação dos benefícios sociais.
Há países que muito produzem, mas pouco se desenvolvem isso pode ser decorrente da baixa especialização de sua mão de obra e falta de valor agregado aos seus produtos e serviços ofertados no mercado interno e externo.
O desenvolvimento de um determinado local, também pode ser analisado de acordo com o progresso de sua sociedade, a medida que a civilização