APS 2º semestre UNIP
Campus Cidade Universitária
Atividade Prática Supervisionada:
Ordenação, QuickSort, HeapSort e SelectSort
São Paulo – 2013
Índice
1. Introdução 03
2. Métodos de Ordenação 04
2.1 QuickSort 07
2.2 HeapSort 09
2.3 SelectSort 11
3. Considerações Finais 13
4. Código Fonte 14
1. Introdução
Em vários momentos do dia a dia, nos deparamos com a necessidade de consultar dados ordenados.
Como exemplo, pode-se citar uma agenda telefônica. Imagine como seria consultar o telefone de uma pessoa se os nomes não estivessem classificados em ordem alfabética. Por isso uma das atividades mais utilizada na computação é a ordenação. As ordens mais utilizadas são as numéricas e as lexicográficas.
Existem diversos algoritmos para ordenação interna. No presente trabalho será apresentada a implementação e os testes de três destes métodos.
QuickSort
HeapSort
SelectSort
Os testes foram realizados com vetores de números inteiros de diferentes tamanhos.
2. Métodos de Ordenação
Ordenar corresponde ao processo de rearranjar um conjunto de objetos em ordem ascendente ou descendente. O objetivo principal da ordenação é facilitar a recuperação posterior de itens do conjunto ordenado. A atividade de colocar as coisas em ordem está presente na maioria das aplicações em que os objetos armazenados têm de ser pesquisados e recuperados...
A comparação é feita através de uma determinada chave, para este trabalho a chave escolhida foi um valor inteiro.
Um método é dito estável se a ordem relativa dos itens com a mesma chave não se altera durante o processo de ordenação. A Figura a seguir exemplifica os métodos estáveis e instáveis de ordenação.
Os métodos de ordenação são classificados em dois grandes grupos: ordenação interna e externa.
1. Ordenação Interna: São os métodos que não necessitam de uma memória secundária para o processo, a ordenação é feita na memória principal do computador;
2. Ordenação