APS Unip 2º semestre Ponte de Macarrão
Atividade Prática Supervisionada (APS)
Construção Ponte de Macarrão
Alexandre Cézar Ferraz Sousa – B691AI-6
Barbara Nunes dos Santos – B62ABJ-4
Gabryel Patryck de Oliveira Azevedo – B64287-4
Izabella de Souza Menezes – B8725I-3
Marcos Nery Rodrigues – B6993D-4
Lucas Albuquerque
Brasilia, Distrito Federal
23 de novembro de 2013
Introdução
A competição de pontes de macarrão é bem conhecida no Brasil e no mundo, e consiste em testar os conhecimentos dos alunos acerca do estudo de forças. O projeto será submetido à um teste com pesos para saber o quanto seu material (macarrão do tipo espaguete) aguenta. A fisica nos surpreende mostrando que um material tão fragil consegue suportar pesos bem maiores que o seu próprio, e nesse projeto, pretende-se alcançar a marca de 15 kg aguentados por um protótipo de no máximo 1 kg. Consultando projetos anteriores, podemos notar que existem vários designs diferentes para os projetos da ponte de macarrão, mostrados na imagem:
Fonte: http://htmlimg3.scribdassets.com/1173r1zmgw1oz6u4/images/3-5761c21c8d.png
Analisando estas opções, optou-se pelo design mais utilizado nas competições anteriores e que tem maior indice de sucesso, Viga Pratt com banzo superior curvo.
Analise do projeto
Após escolhido o design e obedecendo os limites estabelecidos no edital para o projeto Ponte de Macarrão, tivemos seguimentos com dimensões e quantidade de macarrão aplicadas diferente. A marca de macarrão usada, seguindo as normas da competição foi o Spaghettoni Barilla nº 7. Os segmentos que compoe o arco (AB, BC, CD, DE, EF, FG e GH) foram construidos com 12 fios de macarrão, com 26,4 cm cada. Já os segmentos da base (OA e OH) e as colunas que chegam até o arco (OB, OC, OD, OE, OF, OG) foram construídos com 10 fios de macarrão, com 25 cm cada. Como a ponte retratada na imagem está em apenas duas dimensões, esta implicito os segmentos de macarrão utilizados para unir a parte