Regionalização de Alagoas
Região.
O conceito de região, no meio popular, já é a muito tempo conhecido como uma determinada porção do espaço que possua alguma homogeneidade. Assim região pressupõe diferenciação de áreas, isto é, aceitar a idéia de que a Terra possui áreas heterogêneas entre si, mas que também, há algumas que guardam semelhanças visíveis e desta forma, podem ser agrupadas segundo alguns critérios que são estabelecidos.
Mas no meio acadêmico, principalmente entre os geógrafos, o conceito de região assume certa complexidade, pois a depender da lente pela qual a região é observada, a sua definição assume diferentes significados, pois acabem inseridos dentro de uma das correntes do pensamento geográfico (determinista, possibilista, pragmática, nova, crítica...).
Posto desta forma, se optarmos por algum dos conceitos de região, logo também estaremos nos alinhando a alguma das correntes já citadas.Estudiosos no âmbito da geografia (Becker, 2004; Castro, 1994; Corrêa, 1991; Gomes, 1995 e Haesbaert, 1999 e outros) discutiam a prevalência da região enquanto uma categoria de análise da geografia.
Apoiada inicialmente nos estudos da natureza dos geógrafos físicos, onde estes por sua fez alinhavam-se a visão darwinista e neo-lamarckiana (CORRÊA, 2005) como base para a compreensão da relação homem-natureza, ou seja, a combinação de elementos orográficos, que vão se traduzir em paisagens naturais como o cerrado, a caatinga, o conceito de região, ao adotar a perspectiva historicista, agora é visto, como a afinidade entre região-paisagem,como área de ocorrência de uma mesma paisagem cultural, onde os caracteres socioeconômicos também são observados.
Regionalização.
Por regionalização, entende-se a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam certo número de características que as individualizam.
A regionalização pode ser estabelecida com base em diferentes critérios (físicos ou naturais,