Ácidos Graxos
Os ácidos graxos são assim denominados devido a sua estrutura estarem presentes nas graxas. O ácido graxo em geral contém longas cadeias de ácidos carboxílicos. Mais de 50 foram identificados na natureza. Em geral todos contém um número par de átomos de carbono. Poucos são ramificados, alguns são ácidos graxos insaturados, contém uma ou mais ligações duplas. Ácidos graxos livres são raros, eles estão presentes na natureza somente em pequena quantidade. As gorduras e outros lipídios, no entanto se constituem em fontes de fornecimento de ácidos graxos.
Devido os átomos de carbono serem tetraédricos eles obrigam aos átomos de carbono da cadeia adotarem uma forma de zig-zag. Mas a molécula no conjunto é relativamente compacta (cada ângulo do Zig-Zag representa um carbono na cadeia de ácido graxo), estas moléculas se ajustam na forma de uma rede cristalina, tal capacidade dá a estes ácidos altos pontos de fusão. Ácidos graxos insaturados geralmente possuem configuração cis, este tipo de característica estrutural tem consequências físicas para as suas estruturas. Como com esta configuração (cis) elas não conseguem se aproximar o que permitiria compactar , então as forças de van der Walls são pequenas e elas tem baixo ponto de fusão.
IMAGEM
- Óleos e Gorduras
Os lipídios são as mais abundantes fontes de óleos e gorduras (graxa) na natureza. Ambos os tipos de compostos são denominados triglicerídeos, pois são ésteres constituídos de três ácidos graxos unidos ao glicerol, um álcool trihidroxilados. Se todos os três grupos de glicerol estão esterificados com um mesmo ácido graxo, resulta em um éster denominado triglicerídeo simples. Embora alguns triglicerídeos sejam sintetizados em laboratório, na natureza eles são raros. Todos os triglicerídeos obtidos de fontes naturais, presentes em óleos e gorduras contém dois ou três ácidos graxos diferentes e por isso constituem-se em mistura de