Eficiência e produtividade energética no Brasil
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
EDUARDO LUIZ DIAS MACHADO
EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE ENERGÉTICA NO BRASIL
Belo Horizonte
2012
EDUARDO LUIZ DIAS MACHADO
EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE ENERGÉTICA NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina Economia.
Professor: Carlos Magno.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 Fundamental para o desenvolvimento econômico e social, a energia elétrica percorreu um tortuoso caminho até transformar-se em um bem imprescindível. 4
2 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL 5
3 OS CUSTOS ELEVADOS DA ENERGIA ELÉTRICA 7
4 PLANO NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 9
5 DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO 10
6 METODOLOGIA 13
7 CONCLUSÃO 13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
Fundamental para o desenvolvimento econômico e social, a energia elétrica percorreu um tortuoso caminho até transformar-se em um bem imprescindível.
O ritmo de vida antigamente era bem diferente, mais lento, mais calmo e sem atropelos, quando frequentamos casas e sítios nas áreas rurais e pequenos vilarejos podemos lembrar estes momentos. Em contrapartida, faltava conforto, pois não havia chuveiros elétricos e nem geladeiras para conservar os alimentos.
Apesar de atrasado em diversos aspectos e principalmente em inovação tecnológica, o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a usufruir de energia elétrica e as suas comodidades. Como um entusiasta dos avanços científicos, Dom Pedro II, interessou-se pela nova fonte de energia e trouxe para o país o primeiro serviço de iluminação elétrica permanente.
Os primeiros estados brasileiros a receberem energia elétrica foram Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com a chegada da energia elétrica, observa-se que novas tecnologias surgem para a