O sopro submerso de oxigênio na aciaria
Henrique C. Pfeifer (1)
Levy G. de Sousa (2)
Luiz R. Colombo (3)
ABM - 43o Seminário de Aciaria - Maio 2012
Painel: ”Tecnologias em Aciarias voltadas para Eficiência Energética”
Divinópolis, Maio de 2012
1) Eng. Mecânico e Metalúrgico - Diretor Gerente de MINITEC Minitecnologias Ltda. 2) Eng. Metalúrgico de MINITEC Minitecnologias Ltda. 3) Eng. Químico - Consultor de MINITEC Minitecnologias Ltda.
ÍNDICE
SUMÁRIO 2
2. O Processo EOF 3
3 O Sopro Submerso de Oxigênio 5
4 O Sopro Submerso no Forno Elétrico a Arco (FEA) 7
SUMÁRIO
MINITEC é uma empresa de engenharia e tecnologia cujo portfolio de produtos próprios inclui a tecnologia EOF de aciaria a oxigênio. Essa tecnologia - como sugere o nome EOF Energy Optimizing Furnace - é altamente eficaz, em termos de eficiência energética, aplicando-se sempre que houver disponibilidade de 60 % ou mais de gusa líquido para operação da aciaria. Dentre os fatores que contribuem para a elevada eficiência energética do EOF destaca-se o sopro submerso de oxigênio no banho líquido. A tecnologia do sopro submerso venceu o grande desafio do desgaste de ventaneira e refratário, registrando-se hoje campanhas de até 1.100 corridas no EOF.
O gradativo aumento da participação de gusa na carga do forno elétrico a arco (FEA), substituindo energia elétrica por energia química, torna interessante a aplicação ao FEA da técnica do sopro submerso. Tal aplicação acarretará aumento adicional da eficiência dos fornos elétricos, mesmo quando já dotados de outros processos e dispositivos de incremento da eficiência energética. Sua aplicação gerará resultados econômicos expressivos. Este trabalho apresenta uma estimativa desses resultados, mesmo para o caso de fornos elétricos já altamente incrementados e eficientes. Presentemente a MINITEC está instalando o processo num FEA