APRIMORANDO CONHECIMENTO
1. Sabe-se que a Psicologia não é um campo unitário, pois, possui uma grande diversidade de teorias, além de contar com diferentes vertentes que pretendem observar, compreender e trabalhar o homem, no que diz respeito a seus processos psíquicos, à construção de sua inteligência e afetos, a suas formas de ser, atuar e se relacionar com o mundo, nas suas expressões normais ou patológicas, quer na educação, na clínica, na empresa, aonde quer que o homem esteja atuando.
Defina Psicologia e qual sua principal função.
R:Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano nas concepções cognitivas e afetivas. Mas também podemos dizer que a psicologia estuda a alma, ou psique, ou mente, ou apenas o comportamento. A Psicologia exerce uma função muito importante para a sociedade, pois contribui para a busca do equilíbrio entre pensamento e ação que o ser humano manifesta em diferentes contextos do dia a dia. Desta forma, o estudo da Psicologia das Relações Humanas possui a cada dia maior credibilidade e prática entre todos aqueles que optam por bem estar e um desenvolvimento biopsicossocial mais promissor.
2. A psicologia que conhecemos hoje é o resultado da confluência de preocupações e métodos originários da filosofia e da fisiologia. Portanto, as funções psicológicas decorrem de processos orgânicos. Avanços nos campos da genética, neurofisiologia e bioquímica trouxeram importantes esclarecimentos sobre processos psicológicos básicos como, por exemplo, hereditariedade, agressividade, depressão e ansiedade. Por outro lado, o modo como formulamos perguntas, encaminhamos modos de resposta e organizamos nosso conhecimento é muito influenciado por toda a história da filosofia. Então, de que forma podemos relacionar a psicologia nos dias de hoje com o estudo das relações humanas?
R:A psicologia e as