Sistemas de apoio à decisão na osteoporose
Decisão na Osteoporose
Artigo de Revisão
Introdução
A osteoporose afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma doença que se tem tornado cada vez mais prevalente, estimando-se que em Portugal existirão cerca de 500 mil pessoas com esta situação clínica .
Caracteriza-se por alterações da densidade e da qualidade do tecido ósseo, que fragilizam o osso e favorecem a ocorrência de fraturas.
Em 2003, Jaglal SB et al. fez um estudo em que provou que menos de 40% dos pacientes que sofrem de osteoporose recebem uma terapia apropriada, e os pacientes que têm fraturas por fragilidade óssea recebem um diagnóstico médico que não é o ideal.
Sistemas de apoio à decisão clínica
Os sistemas de apoio à decisão clínica podem ser uma solução para fechar essas lacunas práticas e desta forma melhorar o diagnóstico e possível tratamento desta doença.
Através de algoritmos de softwares que contêm a informação de uma base de dados de conhecimentos com as informações clínicas, estes funcionam como um suporte especializado para profissionais de saúde durante a tomada de decisões clínicas, gerando avaliações específicas do paciente ou recomendações para os médicos, podendo fornecer sugestões baseadas em evidências relacionadas com o diagnóstico, prevenção, tratamento de doenças e avaliação do tratamento do paciente. Métodos
Skyscape
ePocrates
Isabel
PRECARES
GDMS
OP-KT
FRAX®
Skyscape
Desenvolvida pela Skyspace Inc., em 2000.
Coleção de informação médica e recursos de apoio á decisão numa só aplicação que está ao alcance de qualquer pessoa, através de um simples download nas lojas Play Store ou App Store.
Atualmente utilizada por mais de 2,6 milhões de profissionais de saúde.
Consiste numa ajuda de diagnóstico de múltiplas doenças, incluído a osteoporose, através, por exemplo, do pedido de resposta a um simples questionário com os dados do paciente.
Skyscape