chassi lançador de granadas
MULTITIRO
Francisco Galdino Junior, fgaldinojunior@gmail.com
Luciano Leite de Sousa, luciano.engenhariabrasil@gmail.com
Wanderley Ferreira de Amorim Junior, engenhariabrasileira@gmail.com
1
Universidade Federal de Campina Grande, Av. Aprígio Veloso, 882 – Bodocongó, Cep: 58109-970, Campina Grande
– PB, Brasil
Resumo: Com o aumento da criminalidade e a necessidade de proteger as nações cada vez mais vulneráveis ao terrorismo, existe a necessidade do desenvolvimento de uma arma versátil e de grande poder de fogo. Os lançadores de granadas multitiro surgem como solução para este problema.O objetivo deste trabalho é a concepção do chassi de um lançador de granada multitiro. Este projeto foi desenvolvido seguindo uma ordem cronológica de etapas, através a análise de imagens, tabelas e gráficos dos vários lançadores de granadas pesquisados. Foram geradas diversas concepções de chassi para o lançador de granadas, onde foi escolhida uma concepção com base em critérios técnicos.
A partir desta escolha foi possível a fabricação de um mock up deste equipamento visando uma possível fabricação nacional. Palavras-chave: lançador de granadas, chassi, multitiro.
1. INTRODUÇÃO
Com o aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos, surge a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para os armamentos de combate ao crime. Com o Brasil prestes a sediar grandes eventos como a Copa do
Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o governo deverá investir uma grande quantidade de recursos da União em segurança pública, para que os turistas desfrutem destes eventos sem maiores problemas.
O Brasil tem como característica ser um país pacífico. E por não se envolver em conflitos entre nações, não tem como foco o desenvolvimento de projetos de armamentos como Rússia, Estados Unidos, Alemanha, etc. E com isso, termina comprando armas ou importando tecnologias destes países para que as mesmas sejam fabricadas no