Apresentação da Gestalt-terapia
Segundo Perls (1977), a metodologia empregada na Gestalt é a fenomenológica, a qual estuda como os fenômenos se manifestam na consciência, como estes de fato se apresentam no momento, no aquiagora. É uma tentativa de representar ou descrever a existência da pessoa de maneira adequada, permanecendo fiel à própria qualidade e experiência da mesma.
A Gestalt-Terapia é uma abordagem em psicoterapia que se utiliza do consciente como instrumento de trabalho de pesquisa da emoção. Na Gestalt, acredita-se que em contato consciente com a emoção e com seus conteúdos, o sujeito pode entrar no sentimento que o mantém preso em sua problemática relacional (GURGEL, 2008).
De acordo com Campos, Toledo e Faria (2011), a Gestalt-terapia é também uma abordagem que acredita nas potencialidades e capacidade de movimento do individuo. Valoriza-se o existir, o ser no mundo, a espontaneidade e autenticidade do ser humano. O terapeuta gestáltico tem a visão de homem em sua singularidade e totalidade a partir da relação que se estabelece no momento vivido, chamado de aqui-agora. Trabalha-se a partir da ideia de que o ser humano é responsável pelo que acontece com ele próprio, por isso é essencial que se desenvolva o auto-apoio. O desenvolvimento do indivíduo é possível por meio da ampliação da consciência, que possibilita a compreensão e uso dos próprios recursos para lidar com as situações diárias, promovendo assim um aumento de autonomia.
Tem como um dos princípios a abordagem Holística que entende o organismo como integral, sem separação