Livreto gestalt
Letícia C. Silveira Barra
FERNANDA FLORISBELO DA SILVA
Universidade Federal de Goiás
Psicologia 6º período
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
1
APRESENTAÇÃO
Como requisito para avaliação de aproveitamento do conteúdo estudado durante o semestre na disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas II, este livreto tem o objetivo de relatar de forma sucinta o conhecimento adquirido através do estudo em Gestalt-terapia. Tal conhecimento se deu a partir da leitura de textos á respeito deste estudo.
2
SUMÁRIO
GESTALT-TERAPIA: COMO SURGIU? 3
GESTALT-TERAPIA E SEUS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS 5
GESTALT-TERAPIA: PRINCIPAIS CONCEITOS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 13
3
GESTALT-TERAPIA: COMO SURGIU?
A Gestalt-terapia foi desenvolvida por Frederick (Fritz) Perls, a qual se trata de uma terapia psicológica que tem o objetivo de promover o processo de crescimento e desenvolver o potencial humano.
Perls nasceu em 1893, de linhagem judaica, foi um jovem rebelde, envolvido e empenhado nos círculos intelectuais que questionavam o establishment. De acordo com Frazão (1997) interessou-se também pelo teatro de Max Reihardt e com o grupo Bauhaus, que desejava um estilo de vida e de expressão mais autêntico e menos sujeito as regras sociais vigentes. Nesta época foi influenciado por alguns filósofos que conheceu: Friedlander, Buber, Tillich, Goldstein, Lewin, Reich, Moreno, Smuts, Korzybski e o movimento psicanalítico da época.
Assim como afirma Frazão (1997), Perls formou-se em medicina em 1920, fez sua analise com Karen Horney. Em 1930, devido à perseguição nazista e seguindo uma sugestão de Ernest Jones, ele vai para a África do Sul, onde junto com sua esposa Laura, também psicanalista, fundou o Instituto Sul Africano de Psicanalise.
Segundo Mayer (1986) na década de 40 Perls imigra para a