gestalt
RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.
Palavras-chave: Psicologia. Pedagogia. Gestalt.
1 INTRODUÇÃO
É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.
O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto – problema – do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenário pesquisado e uma complementação que apresente a finalidade.
O autor aponta os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seus limites quanto à extensão e à profundidade. Na introdução, também deve ser mencionado as principais etapas (a partir de títulos e subtítulos) do trabalho.
2 PSICOLOGIA DA GESTALT OU DA BOA FORMA
Palavra de origem alemã o termo Gestalt não tem uma definição especifica em nosso idioma, mas, pode ser interpretada de várias formas, como, configuração, estrutura, forma, padrão, feição. Devido a essa multiplicidade de significados, a palavra gestalt foi introduzida à psicologia, sendo mais conhecida como a Psicologia da Forma.
Aproximadamente, em torno de 1870, alguns pesquisadores alemães começaram a estudar a percepção humana, especialmente a visão. Eles utilizavam, em sua grande parte, de obras de arte para tentar