Os principais teoricos da gestalt terapia
Fritz Perls, Paul Goodman e Laura Perls foram os principais formuladores da Gestalt-terapia.
Friederich Salomon Perls ( Fritz Perls) é frequentemente designado “inventor da gestalt-terapia”. Ele cunhou o conceito “Gestalt-terapia”. Elaborou a primeira apresentação teórica e prática dessa linha.
Nasceu em Berlim, Alemanha em 08 de julho de 1893, estudou Medicina, formando-se em 1921. A seguir fez sua formação psicanalítica.
Em suas atividades de psicoterapeuta passou a duvidar das diferentes concepções da psicanálise, aproximando-se passo a passo da “gestalt psicologia”.
Era judeu e teve que fugir, em 1933, do Nazismo, fundando no ano seguinte na África um instituto de psicologia.
Teve importante contato com Wilhelm Reich, na década de 1930,, incorporando dele o ponto de vista do significado dos processos físicos nos doentes psíquicos.
No livro “O ego, a fome e a agressão” (1947) resumiu toda sua crítica à psicanálise e desenvolveu uma nova forma de terapia.
Nos últimos anos de vida, Fritz, procurou concretizar seu modo de ver o ser humano.
Faleceu em 14 de março de 1970, deixando como principais obras: * “Das Ich, der Hunger und die Aggression”, que se dedica a questionar os princípios teóricos e práticos da psicanálise e da Gestalt-terapia, lançando suas novas ideias. * “Gestalt Therapie, Wiederbelebung des Selbst”, que é resultado do trabalho conjunto de Perls e Goodman. Neste encontra-se uma introdução prática à Gestalt-terapia e uma introdução à modificação do eu. * “Gestalt-Therapie in Aktion”, traz transcrições de gravações feitas durante sessões de terapia, que demonstra que nelas Perls utiliza os sonhos. * “Grundlagen der Gestalt-Therapie”, apresenta o que é Gestalt- terapia e em que consiste a prática.
Paul Goodman foi outro colaborador da Gestalt-terapia. Nasceu em 1911 em Greenwich Village, Nova York. Estudou literatura inglesa em Chicago e passou a lecionar nesta mesma universidade, da