Friedrich solomom perls

1186 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho solicitado foi descrever parte da vida pessoal e profissional de um dos contemporâneos de Freud e um dos criadores da Gestalt- terapia, teoria onde prioriza o estudo do todo em relação as suas partes. Demonstrar com base nos principais conceitos teóricos de Perls, que diferente da psicologia Freudiana, ignorava uma investigação do passado como sendo mais importante ao tratamento. Perls era objetivo e preocupava-se, sobretudo, em como o paciente se relaciona com a neurose, não apenas relacionava o motivo com a causa, e a causa com o motivo. Narrava impossível tratar mente e corpo de forma separada.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. BIOGRAFIA

Friedrich Salomom Perls nasceu em Berlim, num gueto, em oito de julho de 1893. Era o irmão de duas meninas. Pais judeus de classe média baixa. Sua adolescência foi marcada por brigas familiares e expulsões da escola, sua personalidade foi descrita por ele mesmo em sua autobiografia por “Ovelha Negra da família”.
Não tendo servido o exército, alistou-se à Cruz Vermelha com 22 anos de idade em 1915. Em 1920 termina seus estudos e obtêm o diploma de Medicina na Universidade de Berlim. Tendo atuado na primeira guerra mundial como médico estagiário e retornado à Berlim inicio suas teorias, na Sociedade dos Boêmios, acerca da Gestalt-terapia. Em 1926, quando atuou em um departamento de cirurgia cerebral de soldados, enfatizou a ideia de estudar o organismo em sua totalidade e não em partes separadas. Levanta a possibilidade de virar analista.
Em 1927, depois de ter sido analisado pelos principais iniciantes na psicanálise de seu tempo, como Wilhelm Reich, Karen Horney, Otto Fenichel, entre outros, seis anos à frente, partiu para África do Sul, onde criou o Instituto Sul-Africano de Psicanálise. Almejando encontrar-se com Freud volta à Alemanha em 1936 para mostrar-lhe seu trabalho sobre seus conceitos psicanalíticos, mas o encontro foi um fracasso.
Muitos anos mais tarde, em 1946, com

Relacionados