Apresentar Os Fundamentos Da Proposta

347 palavras 2 páginas
1- Apresentar os fundamentos da proposta (concepção freireana).
Os fundamentos da proposta consideram o ser humano como sujeito historicamente constituído, a compreensão da realidade como processo que se configura em face da intervenção desses sujeitos, e os espaços de escolarização como lócus que podem contribuir na formação humana dos sujeitos que deles participam. Nesse sentido, a concepção freireana é que “a educação é uma forma de intervenção no mundo.” Nessa ótica, a educação pensada torna-se significativa na medida em que propõe uma análise crítica da realidade e da sua transformação.
2- Apresentar a compreensão sobre a concepção histórico-crítico, histórico-política, sócio-cultural.
Concepção histórico-política: A educação se afirma como espaço de construção do conhecimento e de cultura, em que os homens são sujeitos desse processo.
Concepção sócio-cultural: Acerca da formação dos sujeitos e de seus mecanismos psicológicos, concebendo-a como processual e tecida nas relações sociais estabelecidas por esses sujeitos.
Concepção
3- Explicar o conceito de currículo e currículo escolar
O currículo é entendido como processo pelo o qual o homem adquire, assimila, constrói e reconstrói conhecimentos, em um tipo particular de experiências proporcionada pela prática pedagógica, refletida e intencional dos educadores e educandos sobre o mundo para transformá-lo.
O currículo escolar fundamenta-se na reflexão sobre por que se ensina um determinado conteúdo em detrimento de outro, numa relação dialógica enquanto condição metodológica e de resgate pela escola dos saberes populares, articulando-os aos saberes científicos, na busca de desvelar a realidade e construir um novo caminho.
4- Apresentar e explicar os princípios da Educação popular.
A EAJA fez opção por uma proposta político-pedagógica que toma como referência os princípios da Educação Popular, os quais possibilitam ao educador, na prática cotidiana, construir o currículo numa relação dialógica entre a

Relacionados

  • fundamentos da fisioterapia atps
    612 palavras | 3 páginas
  • politica
    1848 palavras | 8 páginas
  • iuhiea
    1533 palavras | 7 páginas
  • GINÁSTICA ESCOLAR
    2539 palavras | 11 páginas
  • solução de problemas
    1722 palavras | 7 páginas
  • Fundamentos em administração
    734 palavras | 3 páginas
  • Ciência e Educação
    2065 palavras | 9 páginas
  • 013519192003
    828 palavras | 4 páginas
  • Educação escolar
    2683 palavras | 11 páginas
  • Cubagem na matematica
    926 palavras | 4 páginas