Apresenta O A O Pronto
Centro Tecnológico
Departamento de Engenharia Civil
Processo de Fabricação do aço
Alunos:
Matéria: Ciência dos Materiais
Vitória 12 de Março de 2013
O Aço
Os aços diferenciam-se entre si pela forma, tamanho e uniformidade dos grãos que o compõem e, é claro, por sua composição química. Esta pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final, obtendo-se através da adição de determinados elementos químicos, aços com diferentes graus de resistência mecânica, soldabilidade, ductilidade, resistência à corrosão, entre outros. Matérias-primas básicas da indústria siderúrgica:
Minério de ferro: É a principal matéria-prima do alto-forno, pois é dele que se extrai o ferro.
Carvão: O combustível utilizado no alto-forno é o carvão, coque ou de madeira, cuja ação se faz sentir em dois sentidos: como fornecedor de calor para a combustão e fornecedor do carbono para a redução de óxido de ferro.
Fundente: A função do fundente é combinar-se com as impurezas do minério e com as cinzas do carvão, formando as chamadas “escórias”. O principal fundente é o calcário, de fórmula CaCo3.
Processo de Redução
O carvão vegetal, geralmente, associa-se ao oxigênio que se desprende do minério com a alta temperatura, deixando livre o ferro.
Escória
Um outro produto do alto-forno é a escória, este material depois de solidificado pode ser utilizado como lastro de ferrovias, material isolante etc... Sua mais importante aplicação dá-se na fabircação do chamado “cimento metalúrgico”. Beneficiamento do minério de ferro
O beneficiamento compreende uma série de operações que tem por objetivo tornar o minério mais adequado para a utilização no alto forno.
Pelotização
É um processo de aglomeração onde produzem-se inicialmente “bolas” ou “pelotas” cruas de finos de minério de alto teor ou de minério concentrado.
Processo de Produção
Siderúrgicas integradas – Via Alto Forno
O principal processo de fabricação do aço é o processo através