RESUMO LEONARDO BOFF
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PAULA COSTA SANTIAGO
FICHAMENTO LIVRO HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM
CAPÍTULO 5 AO 8
FEIRA DE SANTANA, MARÇO DE 2015
BOFF, Leonardo. O cuidado essencial: principio de uma nova ethos, Inclusão social, Brasília, v.1, n.1, p 28-35, 2005.
O autor do artigo, Leonardo Boff, trata da ligação de dois termos importantes na construção da ética que é cuidado e trabalho. Segundo ele o trabalho através do trabalho a razão constrói seres simbióticos, e o cuidado proporciona uma sintonia e uma convivência harmoniosa consigo mesmo e em suas relações.
Para alguns filósofos, como por exemplo, Martin Heidegger, o cuidado é algo indispensável ao ser humano, para ele o cuidado faz parte da construção humana. Diz: “cuidado subministra preliminarmente o solo em que toda interpretação do ser humano se move”.
A FILOSOFIA DA PALAVRA CUIDADO
Segundo Boff, uma palavra tem diversas visões, contextos e até mesmo significados. A palavra cuidado em latim significa “cura”, que antigamente estava ligada a atitude de cuidado, de desvelo, de preocupação e de inquietação pelo objeto ou pela pessoa amada.
“Cuidado significa, então, desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Trata-se, como se depreende, de uma atitude fundamental. Como dizíamos anteriormente, cuidado implica um modo-de-ser mediante o qual a pessoa sai de si e se centra no outro com desvelo e solicitude. Temos, nas línguas latinas, a expressão “cura d’almas” para designar o sacerdote ou o pastor cuja incumbência reside em cuidar do bem espiritual das pessoas e acompanhá-las em sua trajetória religiosa. “Tal diligência não se faz sem fino trato, sem zelo e dedicação, sem esprit definesse, como convém às coisas espirituais.”
DOIS MODOS DE SER-NO-MUNDO: TRABALHO E CUIDADO
Ser-no-mundo significa uma forma de estar presente, de explorar a realidade e de relacionar-se com todas as coisas do mundo. O ser humano constrói o próprio ser, a