Mensão do autor a ser resumido
TEXTO 1
Eledizque a cultura dominante se caracteriza pela vontade de dominação da natureza e do outro. É possível superar a violência? Freud dizque é impossível controlar o instinto de morte. Boff diz que a evolução humana sempre esteve regida pela violência. Em segundo lugar, a cultura patriarcal instalou a dominação da mulher pelo homem e que a lógica de nossa cultura é a competição. Veja-se, por exemplo, o número de atos de violência contra a mulher em São Paulo. Precisamos opor a cultura da paz à cultura da violência. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? Somos seres sociais e cooperativos, temos capacidades de afetividade. O homem pode intervir no processo de evolução. Desde os tempos de César Augusto, os filósofos acham que o cuidado é a essência do ser humano. Gandhi, Dom Hélder Câmara e Luther King são figuras que deram exemplo de comportamento humano. Eu acho que todos nós devemos lutar pela paz.
Cultura da paz de Leonardo Boff.Artigo disponível no site http://www.leonardoboff.com/.
1. O autor do resumo começa com o pronome ‘ele’. Como não há menção anterior ao do autor do texto resumido, não se sabe quem é ‘ele’. Além disso, tem-se a impressão de que é o escritor do resumo que fala, e não Leonardo Boff; a voz de Boff desaparece ao longo do texto. Falta conexão entre parágrafos, uma vez que ora se coloca o dizer de Boff, ora se colocam as ideias como se fossem do autor do resumo.
TEXTO 2
Leonardo Booff inicia o artigo “A cultura da paz” apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. Mas, mesmo