APRESENTA O SINDROME DE DOW
[
• Para o portador d
Atividades Físicas são liberadas???
VERDADE
• Quem tem Down pode - e deve - praticar exercícios físico, mas é preciso passar por uma avaliação médica antes e preferir atividades de baixo impacto. "A alteração genética pode causar problemas no coração, espaçamento da coluna vertebral e redução da força muscular“. A Síndrome de Down bloqueia o amadurecimento??? MITO
• Essa crença já foi defendida por alguns especialistas do passado, mas hoje não passa de um grande mito.
O portador da Sindrome precisa ser acompanhado 24hs...?
MITO
• A pessoa com a síndrome geralmente precisa de algum tipo de supervisão, mas não significa superproteção a todo o momento.
"Dependendo do estímulo e das características pessoais, é possível ter uma vida mais independente”.
Não existe “graus” de diferença para a
Síndrome?
VERDADE
• A presença do cromossomo 21 extra é a mesma em todos os casos - não há graus. A diferença entre uma pessoa e outra está nas oportunidades que cada uma tem de ser estimulada e nas características individuais que possui. É por isso que é essencial um estímulo desde a infância.
"Depende muito do grau de comprometimento da família para que o portador da síndrome possa enfrentar seus próprios medos e desafios e, dessa forma, levar uma vida normal, cercada de direitos e deveres como qualquer cidadão“.
Casais com Sindrome de Down não podem ter filhos...
MENTIRA
• Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down. A principal diferença é que as chances de o filho também apresentar a alteração genética são maiores: 80% se os dois tiverem Down e 50% se apenas um do casal tiver.
Em pessoas que não apresentam a síndrome, a chance de a criança nascer com o cromossomo a mais é de um para cada 700 pessoas.