Biotecnologia
A BIOTECNOLOGIA: APLICAÇÕES GENÉTICAS – PÓS E CONTRAS NO CONTEXTO DA CLONAGEM E TRASNGÊNICOS.
Valéria Machado Tonetti / 3ªº
Pedras Grandes, Agosto de 2013.
Valéria Machado Tonetti
BIOTECNOLOGIA
Relatório da Palestra proferida por Ian Rodrigues de Oliveira, no dia cinco de junho de 2013, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Biologia, ministrada pelo Prof. Emerson Tartari, do Curso de Ensino Médio, da Escola de Educação Básica Imaculado Coração de Maria.
Pedras Grandes, Agosto de 2013.
1. INTRODUÇÃO
A palestra “Biotecnologia – clonagem e transgênicos e a importância da Genética e da Ética” trata de um tema polêmico e necessário tem trazido esse tema a discussões importantes, a genética molecular que proporcionou o desenvolvimento da Biotecnologia e a ela inúmeras aplicações que aliam a tecnologia e a Biologia, numa mistura que modificou nosso dia a dia e os rumos de muitos setores do conhecimento. A palestra de caráter cientifíco/acadêmico, na área de Biologia e em colaboração com a disciplina de Filosofia.
A Biotecnologia é o conjunto de técnicas que utilizam organismos vivos em benefício humano. O homem tem feito uso da biotecnologia desde tempos antigos, como a utilização de fermentação para produzir bebidas, pães e na produção de derivados do leite. Mais tarde, a obtenção de antibióticos e, atualmente, a utilização de técnicas moleculares, como a manipulação de genes, tornaram a biotecnologia uma ferramenta importante para a produção de alimentos, saúde e bem-estar humano. Para outros, ela é encarada como uma ameaça, que pode destruir a natureza e o homem.
Em relação aos transgênicos passamos a relatar que é um tipo específico de organismos geneticamente modificados (OGMs), ou seja, contém materiais genéticos de outros organismos. A utilização dos transgênicos é para desenvolver novos tipos de seres vivos de seu interesse. Há uma