Relatorio
PH Significa potencial hidrogenionico, uma escala logaritmos que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução; o valor do ph é calculado a partir da concentração de íons presentes numa determinada solução onde temos soluções ácida e base.
Existe forma de medir o Ph uma delas é indicador do ph composto químico (ácida e base) com determinada propriedade que ao serem adicionadas a uma determinada solução, vão alterar sua cor dependendo do Ph da solução.
O sistema tampão é constituído de ácido franco e um sal formando pela reação desse ácido com uma base forte ou vice-versa. O sistema tampão são usados sempre que se necessita de um meio com ph aproximadamente constante.
2 INTRODUÇÃO
Segundo a teoria de ácido-base de Brønsted-Lowry, ácidos são espécies doadoras de prótons (H+) e as bases são espécies receptoras de prótons, para quantificar se uma solução é alcalina ou ácida usa-se o pH, assim um meio é ácido quando seu pH é menor que 7 e alcalino quando pH maior que 7.
O agente temponador tem como função prevenir que uma substancia varie de Ph usando o principio de Chartner, ao ser provocada uma alteração em um sistema equilibrado, o temponador age como regulador . Essa resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão que podem ser por exemplo um ácido fraco Ácido acético (H3CCOOH) E um sal desse ácido, Acetato de sódio (H3CCOONa) ou uma base fraca Hidróxido de amônio (NH4OH) ou um sal dessa base (NH4Cl).
Se essa solução for adicionada uma pequena quantidade de ácido, irá ionizar gerando cátions H+, que por sua vez irão reagir com os ânions HCO3- originando um ácido carbônico não ionizado, neste cão não ira ocorrer variação do pH.
Já se uma base for adicionada, serão gerados ânions OH-. Esses íons se combinam com os Cátions H+ provenientes da ionização do H2CO3, neutralizando e mantendo o pH do meio.
H2CO3 H+