Aprendizagem e diversidade
O ser humano está sempre buscando conhecer sobre si mesmo e os outros, então se depara com diferenças e não sabe como agir diante delas, por falta de informações pode prejudicar uma pessoa, dando muita importância ao que considera ser defeito no outro, inclusive na linguagem que este usa. A linguagem é o que nos torna humanos, é através dela que transmitimos conhecimentos e experiências que garantem nossa sobrevivência, e vida em sociedade. Na escola a linguagem é usada, para influenciar os alunos, e desenvolver suas potencialidades. O futuro pedagogo deve obter conhecimentos de várias áreas da ciência, com o objetivo de entender, porque seus alunos agem de maneira diferente em algumas circunstâncias.
2. DESENVOLVIMENTO
A linguagem foi vista de diferentes maneiras ao longo dos anos, como meio de comunicação, expressão do pensamento e atualmente como forma de interação.
Devido a diversidade humana cada falante usa seus recursos linguísticos dentro da mesma língua, quando as variações ficam mais evidentes em um grupo social estas recebem o nome de variações linguísticas.
Dentro de um país existem muitas variações linguísticas, que causam, preconceitos, porque cada grupo acredita que fala da maneira correta e nega as variações quando pensa, que o outro grupo fala errado, principalmente no regionalismo. A criança desde pequena apropria-se da língua falada pelo seu grupo social e familiar, e na escola estas diferenças e preconceitos ficam evidentes, sejam na linguagem infantil quando a criança está se apropriando da língua dentro de suas capacidades, nas variações linguísticas, linguagem coloquial, até o baixo calão usado muitas vezes.
Ao questionar uma professora que atua na educação infantil esta relatou que em sua classe, alguns alunos usam uma linguagem infantilizada, porque no seu convívio familiar são tratados como bebês, estes usam palavras no diminutivo prejudicado sua fala, a correção é feita usando as palavras corretas mas sem