Aprendizagem e Diversidade
INTRODUÇÃO
A educação especial assume maior importância, dentro da perspectiva de atender as exigências de uma sociedade em processo de renovação, esse processo só será alcançado quando todos tiverem acesso ao conhecimento e meios necessários para exercer sua plena cidadania.
De acordo com os PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998), ver os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE): atendidos no âmbito da escola regular, requer que o sistema educacional se modifique, não apenas em relação a esses alunos, mas também se organizem para construir uma real escola para todos, que dê conta destas especificidades.
Portanto a inserção de todos num programa educacional flexível que possa abranger os alunos e oferecer o mesmo conteúdo curricular sem perder a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Identificamos que as crianças com autismo apresentam dificuldades em aprender a utilizar corretamente as palavras, mas com os recursos de materiais concretos haverá mudanças positivas nas habilidades de alfabetização e interação social.
Iremos inserir esses alunos no Sistema Montessoriano, que é difundido pelo mundo todo que tem o objetivo a educação da vontade e da atenção, com qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. Assim na sala de aula a criança age sobre os objetos, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo e intelecto.
Mas para isso é necessário que o professor tenha acesso a essas informações para poder intervir em sala de aula, sabemos que os professores têm muito a evoluir no que diz respeito a esse assunto, há necessidade de capacitação de professores adaptando-os para melhor receber esses alunos. Certamente é um grande desafio, pois requer toda uma revisão na sua pratica pedagógica, visando atender à diversidade de alunos,