Avaliação da aprendizagem e a diversidade de saberes da EJA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Dalva Moraes Santos
Avaliação da aprendizagem e a diversidade de saberes da EJA
Trabalho final a ser entregue à Professora Dra. Magali Aparecida Silvestre como requisito parcial de avaliação da Unidade Curricular Planejamento e Avaliação Educacional, do Curso de Pedagogia.
Guarulhos
Dezembro/2012
1. Introdução
Esse texto tem como objetivo transitar sobre o conceito de avaliação na Educação de Jovens e Adultos no âmbito de sua diversidade de saberes, considerando todo o processo histórico desses educandos, que ao ter desempenho pedagógico anteriormente comprometido, esse aluno volta à sala de aula revelando uma auto-imagem fragilizada, expressando sentimentos de insegurança, de aflição, de desvalorização pessoal e de fracasso frente aos novos desafios que se impõem. Nesse sentido o Educador tem que levar em consideração todas essas variáveis na hora de fazer seu planejamento assim como sua avaliação, não se esquecendo que essa clientela é constituída por histórico de vida cheio de saberes.
As reflexões são amparadas nos textos lidos durante a disciplina avaliação da Unidade Curricular Planejamento e Avaliação Educacional, com ênfase Na leitura de Freitas no que se refere a organização do trabalho pedagógico e as formas de avaliação, também abordarei a leitura de Hoffman com destaque na confiança e na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades. Alem dessas leituras também embaso o texto em algumas observações feitas na escola onde trabalho, durante acompanhamentos em sala de aula de EJA, a qual eu sou professora de curso profissionalizante.
As reflexões são transitadas a partir de uma avaliação diagnóstica, traçando objetivos que defina a aprendizagem do educando transgredido seu conhecimento, é a partir desses mesmos objetivos que o educador tem a base para sua avaliação, partindo