aprendizagem humana
Brincar faz parte da vida do ser humano, independente da idade, porque, segundo algumas teorias, o brincar possibilita retornar ao passado e criar expectativas para o futuro. Assim que, é bastante significativo o brincar no planejamento de práticas de ensino, mesmo que o compromisso maior seja com o conhecimento historicamente construído e sistematizado.
Na fase do desenvolvimento da aprendizagem a presença do lúdico, torna os conteúdos mais atrativos e o ensino mais prazeroso. Na Educação Infantil os brinquedos são considerados importantes, pois no ato do brincar as crianças desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, resolve seus conflitos internos, experimenta situações, organiza suas emoções, pensamentos e constrói sua autonomia. Por essa razão, a importância da seleção dos brinquedos, que ele seja correspondente ao seu nível cognitivo. Segundo (Leontiev, 1998) O brinquedo é a atividade principal da criança, aquela em conexão com a qual ocorrem as mais significativas mudanças no desenvolvimento psíquico do sujeito e na qual se desenvolvem os processos psicológicos que preparam o caminho da transição da criança em direção a um novo e mais elevado nível de desenvolvimento.
Ao observar uma criança brincando pode-se entender o que ela está vivendo no momento, porque através do brincar vai reproduzir situações vivida no seu cotidiano. Se ela está inserida num meio que ofereça amor, proteção, há grande probabilidade de desenvolvimento cognitivo, social, e afetivo. Independe da classe social, cultural é natural na infância o brincar, a fantasia, o faz de conta, por exemplo: O pai ou a mãe são heróis, as figuras que ela encontra a proteção, a criança é a princesa ou príncipe que, serão protegidos pelos seus heróis e assim percebemos a importância da família nesse processo de desenvolvimento. Afirma Vygotsky. "Que o aprendizado ocorre na interação social e condições de vida, sendo que a cultura