A importancia da aprendizagem na vida humana
Ariane Fernandes Jeunehomme Tonon arianetonon@hotmail.com Francisco Tadeu Souza ftadeusouza@hotmail.com RESUMO
INTRODUÇÃO Esta pesquisa teve a intenção de abordar as possibilidades em trabalhar o esquema corporal através da dança no ensino infantil, por se tratar de uma atividade de fácil aplicação nesta faixa etária tendo em vista o gosto da criança por atividades rítmicas, sendo elas como expressão corporal ou mesmo canções que podem facilmente ser interpretadas através de movimentos. Segundo Borges (1998), o esquema corporal é entendido como conhecimento do corpo, das partes que o compõem, das possibilidades motoras tanto em repouso como durante a ação.
Sabe-se que na dança as possibilidades de movimento são inúmeras, além de ser prazerosa durante a sua prática, possibilita a liberdade de expressão dos sentimentos através do corpo. Quando a criança no ensino infantil tem a oportunidade dessa prática, benefícios inúmeros podem ser alcançados, porém quando não a tem, muitas habilidades e conhecimentos sobre o seu próprio corpo podem ser prejudicados exatamente pela falta de oportunidade de uma prática que propicie esse desenvolvimento, sabendo-se que no ensino infantil nem sempre há a intervenção de um profissional de Educação física. Portanto questionou-se: Como a dança pode auxiliar no desenvolvimento do esquema corporal durante o ensino infantil?
O objetivo geral desta pesquisa foi de entender possibilidades do esquema corporal em alunos do Ensino infantil através do universo da dança.
E os objetivos específicos foram: Conhecer algumas vantagens de trabalhar o esquema corporal através da dança; Apontar algumas possibilidades de desenvolvimento do esquema corporal dentro do universo da dança; Conscientizar pais e responsáveis sobre a importância do trabalho do