Diversos
Publicação da ANFARMAG – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais.
ANO 4 – Nº 18 – outubro/novembro/dezembro 2012
Gestão de equipamentos e instrumentos de medição
Vidrarias volumétricas
Nota Técnica
Quando e Como Aplicar Fator de Correção de Umidade e
Fator de Equivalência
Aplicando conhecimentos técnico e científico editorial Caro leitor,
Como sempre produzimos a Revista Técnica do Farmacêutico pensando em temas que colaborem, ainda mais, com a sua gestão do conhecimento e aplicação técnica para melhor atuar no estabelecimento de saúde. No caso, na farmácia magistral.
Na nossa área, o aperfeiçoamento técnico e científico é uma constante. Portanto, é de suma relevância estarmos atentos às novas e boas práticas magistrais.
Todos os textos dessa edição são importantes e merecem a sua atenção. Porém, destaco o artigo “Gestão de equipamentos e instrumentos de medição – Vidrarias Volumétricas”, de autoria da farmacêutica bioquímica e industrial Rejane Heyse Ribas.
De forma muito completa e interessante, a especialista em manipulação alopática e em atenção farmacêutica orienta sobre a gestão de vidrarias volumétricas, utilizadas nas farmácias magistrais, com definições e parâmetros que devem ser aplicados na avaliação do volume a ser medido e da precisão desejada. Além disso, ela trata do termo calibração, de forma a atender os requisitos da legislação vigente. Esse assunto é de fato intrínseco e atual ao setor.
A Anfarmag tem atuado fortemente em assuntos que envolvem a questão de metrologia geral, relacionada aos instrumentos de medição utilizados nas farmácias. Mais especificamente, nesse momento, em temas correspondentes às balanças, junto aos órgãos específicos.
É de suma importância chegar a resultados de harmonização de conceitos, procedimentos e até revisão de legislação pertinente a esse aspecto, bem como contribuir para a sustentabilidade técnica e aperfeiçoamento do ramo magistral. A