branca de neve dos mortos e os sete zumbis
Fobiya, Abu
Nerdbooks (2013)
Tags: Terror
Nesta compilação de 11 histórias de terror, zumbis e psicopatas dividem espaço com fadas e animais falantes, numa sucessão de capítulos nãolineares que culminam no fim do mundo e na transformação de tudo o que o leitor julgava saber sobre os contos de fadas.
Prefácio
Você acredita em contos de fadas?
Não?
Bom, alguma coisa me diz que até o im deste texto você passará a acreditar. Já parou para pensar o que eles signi icam, na verdade? Os contos de fadas são nada mais do que narrativas folclóricas, dotadas de um signi icado implícito, que não precisam ser interpretadas ao pé da letra, mas que também não devem ser descartadas – faça isso e automaticamente alguns elfos e goblins morrerão a seus pés.
Heróis, princesas mágicas, orcs e trolls não só existem de fato como fazem parte (ativamente, às vezes) de nossas vidas. São criaturas com as quais temos que lidar no dia a dia, na escola, na faculdade, no trabalho e até mesmo no aconchego do lar. Não satisfeitas, essas igurinhas bizarras ainda se escondem dentro de nós, a inal todos temos nosso lado bruto, ogro, nossa faceta heroica, cavalheiresca, somos mentores e vilões em ocasiões adversas e diante de pessoas distintas.
No passado, esses ensinamentos – do que era bom e ruim, certo e errado – eram transmitidos a uma determinada sociedade por grandes mitos, e os contos de fadas nasceram como suas versões infantis. Serviam para ensinar às crianças como se comportar e principalmente para mostrar a elas o que não se devia fazer. Em vez de pedir ao ilho para não con iar em estranhos, por exemplo, já que o pequeno iria logicamente questionar o “por quê”, os pais narravam, ao invés, a clássica fábula do lobo mau, o ente perverso,