Aprender a formar crianças leitoras e escritoras
INTRODUÇÃO
Escrevemos brevemente sobre este livro de acordo com a proposta da roda de leitura, ou seja, despertar o interesse dos colegas pela leitura deste livro.
SOBRE A AUTORA
Gloria Inostroza de Celis já teve o cargo de Reitora da Faculdade de Educação na Universidade Católica de Temuco (no Chile). Realiza pesquisas sobre formação docente e didática da língua. Ela é coordenadora geral de oficinas educativas da Universidade Católica de Temuco e da rede para a Transformação da Formação Inicial em Língua Materna do Chile. Ela é integrante da equipe de Linguagem do Programa MECE Básica Rural. (Ministério da Educação do Chile).
CONTEXTO DA ESCRITA DESTE LIVRO e ESTRUTURA
O Livro Aprender a Formar Crianças Leitoras e Escritoras narra uma experiência de pesquisa-ação em um curso sobre o ensino de leitura e escrita na Universidade de Temuco no Chile. A experiência parte de uma posição construtivista e comunicativa. Em síntese o livro é composto por quinze oficinas distribuídas em três partes com os temas: Em que consiste ler e aprender (parte 1), Organizar a aula para ler e escrever (segunda parte) e Como praticar a metacognição (terceira parte). Ao final de cada parte há uma oficina intitulada “A título de Conclusão” a qual possibilita uma reflexão acerca de todo conteúdo que foi visto nas oficinas anteriores. Cada oficina é composta por um pequeno texto introdutório referente ao conteúdo que será abordado, uma ficha de trabalho da oficina, um documento de discussão, um documento de referencia (teoria) e síntese dos conceitos trabalhos na oficina. Em suma, são quinze oficinas planejadas para serem trabalhadas durante um semestre acadêmico, a autora recomenda pra quem utilizar esta experiência respeitar a ordem da mesmas, pois estas são seqüenciais. Essas oficinas procuram fomentar e potencializar o papel de professor-pesquisador capaz de aprender a refletir sobre sua própria