Aprender viver juntos
RESUMO
A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares sendo elas, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser, onde foram elaboradas propostas pela comissão da ONU divido as dificuldades que iriam enfrentar no século XXI. A educação deveria aparecer como uma experiência global a ser levada mais a serio por toda a vida, no plano cognitivo como pratica, para o individuo enquanto viver neste mundo. Em um todo os quatro pilares da educação são a base de uma boa educação para as pessoas viverem de uma forma harmoniosa compreendendo melhor umas as outras.
Palavra-chave: Educação; Pilares; Compreensão.
1. INTRODUÇÃO
O presente tema, aprender a viver juntos, faz parte de um dos Quatro Pilares da Educação que foi desenvolvido para a atuação educadora seja carregada de significados éticos e de valores, não somente acusar as falhas presentes mas oferecer pistas que orientem quanto a possibilidade do crescimento profissional e humano.
Este trabalho está baseado no texto original dos Quatro Pilares da Educação, que foi encomendado pela ONU e proposto pela comissão Internacional sobre educação para o século XXI da UNESCO.
2. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
É importante lembrar que a comissão da ONU, pensa que cada um dos quatro pilares da conhecimento deve ser objeto de atenção igual por parte do ensino estruturado, afim de que e educação apareça como uma experiência global a ser considerada ao longo de toda a vida, no plano cognitivo como no pratico para o individuo enquanto pessoa e membro da sociedade.
Desde o inicio dos seus trabalhos os membros da comissão compreenderam que seria indispensável, para enfrentar os desafios do próximo século, assimilar novos objetivos à educação e , portanto, mudar a idéia que se tem da sua utilidade. Uma nova concepção ampliada da educação deveria fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu