SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL: APRENDENDO A VIVER JUNTOS
Dalva Barbosa
Nilce Ribeiro dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso de Ciências Biológicas (BID 0821) - Didática e Avaliação
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre o tema "Aprender a viver juntos”, um dos itens dos Quatro Pilares da Educação. O estudo nos leva a fazer lima breve reflexão sobre as práticas pedagógicas revelando os atuais limites estruturais da escola e da prática tradicional e autoritária de ensinar. Assim, conclui-se que, a escola, a didática, o currículo escolar e a ampliação, reflexos de uma complexa estrutura de relação de poder, podem ser modificados a partir de novas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Conhecimento; Educação; Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Se, de um lado a educação não é a alavanca das transformações sociais, de outro, estas não se fazem sem ela.
Paulo Freire, 1997.
A desigualdade de oportunidades educacionais se constitui numa das principais expressões das desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, causa fundamental das disparidades sociais de renda e condições de vida no Brasil.
A missão da educação é de transmitir conhecimentos sobre a diversidade humana, mostrar e levar as pessoas a conscientiza-se sobre as interdependências entre os seres humanos e entre estes e o meio em que vivem. Por isso, neste texto busca-se refletir sobre um dos maiores desafios da educação: "Aprender a viver juntos", um item dos Quatro Pilares da Educação.
2 A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE E AS DIFERENÇAS
Sendo um dos papéis da escola a preparação do individuo para cidadania, enquanto um ser crítico, socialmente ativo, com autonomia e poder de decisão, sua educação escolar deve estar contextualizada com o cotidiano e inseri da na sua realidade.
A educação surge como um trunfo indispensável á humanidade na sua construção dos ideais de paz,