Olindo Isaac
Aldous L. Huxley
Tradução de Eduardo Nunes Fonseca
Sobre o Autor:
Escritor inglês. Escreveu novelas, sátiras, ensaios, biografias, dramas, versos e romances. Espírito céptico mas brilhante, celebrizou-se sobretudo com o romance de antecipação Admirável Mundo Novo (1932), em que faz uma sátira implacável à sociedade industrial contemporânea.
Sobre a digitalização desta obra:
Se os livros tivessem preços acessíveis, todos poderiam comprá-los. A digitalização desta obra é um protesto contra a exclusão cultural, e por conseqüência social, causada pelos preços abusivos dos livros editados e publicados no Brasil. Assim, é totalmente condenável a venda deste e-livro em qualquer circunstância. Distribua-o livremente.
“Em homenagem a Guy Montag”
.:: Índice ::.
1. Superpopulação (05)
2. Quantidade, Qualidade, Moralidade (16) 3. Superorganização (19)
4. A Propaganda Numa Sociedade Democrática (31) 5. A Propaganda Sob Uma Ditadura (39)
6. As Artes de Vender (47)
7. Lavagem Cerebral (58)
8. Persuasão Química (68)
9. Persuasão Subconsciente (77)
10. Hipnopédia (85)
11. Educação Para a Liberdade (96)
12. Que Podemos Fazer? (108)
.:: Prefácio ::.
A síntese do espírito de finura pode transformar-se na própria essência da não-verdade. Por mais elegante e resumida que seja, a brevidade nunca pode, pela natureza dos fatos, ter em conta todos os casos de uma atuação complexa. Ao cuidar-se um tema com essas características só se pode ser conciso à custa de omissões e simplificações. A omissão e a simplificação auxiliam-nos a compreender, contudo auxiliam-nos, em muitos casos a compreender imperfeitamente; porque a nossa percepção pode ser só a percepção das noções nitidamente formuladas por quem resume, e não a da realidade vasta e ramificada, a partir da qual tais noções foram separadas de modo tão arbitrário.
Porém a vida é curta e o conhecimento ilimitado: ninguém dispõe de tempo para tudo. Na realidade somos, de um modo