Aprender Antropologia A Pré-história da Antropologia
Cornelius de Pauw que propõe suas reflexões sobre os índios Norte Americanos, dizia que sobre estes a influencia da natureza era total, tendo uma visão negativa, intitulando de raça inferior. Falava que o temperamento era tão úmido quanto o ar e a terra que vegetavam os homens embrutecidos. Pauw ainda escreve que a insensibilidade é neles um vicio de sua constituição alterada, eles são de uma preguiça imperdoável, causando sua indignação, logo disse que os índios Norte Americanos eram inúteis a eles mesmos, que era tentador recusar-lhes uma alma.
Do mesmo modo que os ditos ‘’civilizados’’ faziam uma imagem que contrastava com sua cultura e realidade, na África foi ainda pior. Os africanos eram tidos como canibais, sem religião, sem moral alguma, assim vivendo em uma ferocidade bestial como viviam os animais.
O texto é basicamente isso, de repente a Europa vê que não está mais sozinha no mundo, descobrindo que viviam em uma terra mais diversa do que imaginava, então restava saber se os habitantes dessas terras tão longínquas eram humanos ou não, e sempre na mesma questão, será que os selvagens tem uma alma? Assim como visto acima