TRABALHO PSICO
- A contabilidade como poder e controlo panóptico pág. 5
- Panóptico Eletrónico pág. 7
- Conclusão pág. 8
- Bibliografia/Webgrafia pág. 9
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de psicossociologia das organizações, tem como objetivo principal mostrar o conceito de controlo panóptico, as suas origens, entre outros. Segundo Foucault, o Panóptico despertou interesse, pelo facto de ser aplicável a muitos domínios diferentes. Não se tratava apenas de uma prisão. O Panóptico é um princípio geral de construção, um dispositivo polivalente de vigilância, uma máquina óptica universal das concentrações humanas.
O panóptico, mais do que o modelo de prisão apresentado por Bentham, deve ser visto como uma importante tecnologia política para se aperfeiçoar o exercício do poder.
Como surgiu o controlo panóptico
O controlo panóptico surgiu no final do século XVII por um filósofo chamado Jeremy Bentham. Este senhor tinha como objetivo de servir vigilância nas prisões, fábricas e escolas.
Criou então um projeto de prisão circular, onde um observador poderia ver todos os locais onde houvesse presos.
O panóptico era um edifício em forma de anel no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. Este anel dividia-se em pequenas celas quedavam tanto para o exterior como para o interior. Na torra havia um