Trabalho Psico
1. Faça uma síntese dos temas que se encontram no texto:
1.1. ‘ A Família na Escola’ (páginas 193 a 196):
1.2. ‘A Escola na Família’ (páginas 196 a 200):
2. Qual a ideia central da ‘Conclusão’ da autora, a qual se encontra nas páginas 200 e 201?
3. Questões sobre o ‘Estudo de Caso’: 3.1 Por que a mudança de Escola foi necessária para o desenvolvimento do menino? A primeira escola já tinha todas as características de José e sua família e de alguma forma contribuía para a cultura de homens incompetentes e mulheres super competentes, pois afirmavam que José não tinha capacidade de aprender e sua mãe consequentemente estava lá para ajudar, pois a escola a solicitava. Já na nova escola José pode de uma forma mais autônoma se envolver no ambiente escolar sem muita ajuda de sua mãe porque a escola o permitiu isso, quando não tinha a cultura da sua incapacidade de aprendizagem, a nova escola buscou novos meios para alcançar José e promover sua aprendizagem.
3.2 A Escola nova para onde o menino foi teve importância também para a mudança ocorrida na família? Por quê? Sim porque a escola buscou novas formas para desenvolver a aprendizagem de José, o que desmitificou a cultura de homens incompetente e mulheres super competentes, porque José conseguiu aprender utilizando a escola como e o ambiente escolar como fonte de desenvolvimento cognitivo e não mais como problema pra família resolver. A escola buscou desenvolver técnicas para alcançar o desenvolvimento cognitivo de José com práticas pedagógicas e não jogando o problema de aprendizagem para a família, que por vez já possuía muitos problemas.
3.3 O menino conseguiu alfabetizar-se. Enumere todos os aspectos que auxiliaram para este seu desenvolvimento: José, quando transferido de escola, já não é mais na escola o centro das atenções e sim um aluno que precisa de ajuda, mas é capaz de aprender,