APRENDENDO CONVIVER COM AS DIVERSIDADES
INTRODUÇÃO 4
O que é diversidade 4
Ser diferente é normal 5
Respeite as diferenças 6
CONCLUSÃO 7
REFERENCIAS 7
INTRODUCAO
O trabalho que aqui se segui tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica, através de uma cartilha sobre diversidade, direcionada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 a 12 anos. A cartilha abordará a diversidade sobre diferentes perspectivas dentre elas pode-se citar a histórica, linguística, cultural, de gênero e classe social.
Iremos relatar a importância do entendimento sobre diferenças existentes na escola e no nosso cotidiano, bem como também a importância do respeito as diversidades O reconhecimento e a valorização das diversidades estão ligados à busca da solidariedade entre os povos, à consciência da unidade do gênero humano e ao desenvolvimento dos intercâmbios culturais. A crescente mobilização de diversos setores sociais em favor ao reconhecimento da validade das diferenças tem correspondido a uma percepção cada vez maior do papel estratégico da educação para a diversidade. O que é Diversidade?
O significado da palavra “diversidade” deve ser compreendido como nossas diferenças, exemplo: cor, raça, cultura, dialeto e assim por diante. A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença. Todo indivíduo é influenciado pela cultura local. Logo, está submisso ao idioma vigente, regras de conduta, maneiras de vestir, enfim, uma série de estereótipos que o definem como integrante de certo grupo social.
A nossa formação enquanto pessoa ocorre por meio dos conhecimentos que adquirimos no convívio com os outros. Quando nascemos já fazemos parte de um grupo de pessoas ao qual tem sua própria identidade cultural, com isso aprendemos com nossos familiares, amigos...
Ser diferente é normal!
Imagine só se mais de