Teoria dos Jogos - breve exemplo de aplicação em cenário eleitoral
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - NOTURNO
Introdução a Política /Professor: Clóvis de Melo
Aluno: Rafhael Jerônymo
- Teoria dos Jogos e Equilíbrio de Nash – Atividade complementar
Seguindo a atividade complementar proposta em aula, passo a apresentar abaixo um pequeno exemplo onde utilizo a Teoria dos Jogos dentro de um fictício cenário eleitoral. Trato com poucas variáveis, dentro de um ambiente altamente previsível onde se encaixa a preferência/anseio do eleitorado, nas habilidades e motivação para priorizar como solução vinculados à ideologia -, de três agentes políticos distintos em disputa de um pleito, com dois turnos de eleição.
Atores: Político A, Político B e Político C.
Sendo o Político A um candidato que tem como temas centrais a educação e o meio ambiente, como ferramentas para fazer a sociedade avançar.
Já o Político B, faz bem o jogo da população em questão, já que prioriza como avançado os temas de saúde e educação.
A característica do Político C é um tanto caricaturado como um político de “direita”, que acredita que o que a sociedade mais necessita é de segurança pública do que de educação, mas que têm em seu eleitorado apoio suficiente para seguir em frente.
Preferências/Ideologia:
Segurança
Educação
Saúde
Meio Ambiente
Político A
1
4
2
3
Político B
1
3
4
2
Político C
4
2
3
1
Após posse de pesquisa de opinião revelar que os eleitores têm os seguintes anseios e perceberem isonomicamente as dadas prioridades em percentual, para cada um dos quatro temas centrais de campanha, em que espera e confiaria o sufrágio em quem as defendessem:
Segurança pública
Educação pública de qualidade
Saúde e assistência social
Meio ambiente e atitudes sustentáveis
15%
35%
42%
8%
Cruzei os dados de preferência/ideologia dos candidatos, com os anseios/prioridades dos eleitores para o candidato ideal para representar a