A importancia da Anatomia para o curso de educação fisica
A busca por esse conhecimento ocorre de diversas formas, os primeiros registros de explorações do corpo humano são do Antigo Egito, através do processo de mumificação. Assim, com os inúmeros avanços conseguidos aprofundar os estudos e conhecer essa fantástica e complexa criação da natureza.
De acordo com as constatações feitas, é percebido no meio acadêmico uma maneira viável de proporcionar a população, de uma Humana, maneira geral, um conhecimento mais amplo, porém básico do corpo humano e, consequentemente, de seu próprio corpo. Atráves dos conhecimentos produzidos na disciplina de Anatomia Humana, pode-se potencializar esse (auto) conhecimento e (auto) percepção. Diante dessa perspectiva , acredita-se que um nível mais elevado de autoconhecimento eleva proporcionalmente o autocuidado, bem como a capacidade de manutenção e promoção de saúde em indivíduos de qualquer faixa etária.
Portanto, devido a uma cultura estabelecida historicamente, a preocupação com o próprio corpo, no qual esse é o principal instrumento de trabalho do educador físico e para trabalhá-lo corretamente faz-se necessário estudar e compreender a sua constituição e desenvolvimento de estruturas constituintes do mesmo, pois muitas pessoas desconhecem o seu próprio corpo. Outras são acometidas por patológicas diversas que poderiam ser provenidas com simples mudanças de hábitos corporais. Nesse contexto os conhecimentos desta disciplina auxiliará o educador físico a resolver estes problemas ajudando na prevenção, manutenção da saúde e principalmente na qualidade de vida destas pessoas.
Referências:
DANGELO, José Geraldo., FATTINI Carlos Américo. Anatomia Humana Básica. 2 ed. Editora Atheneu, 2006 SPENCE, Alexander P., Anatomia Humana Básica. 2 ed. Editora Manole, 1991.