Ética, Direitos Humanos e Diversidade
A sociedade contemporânea, vive atualmente um confronto de valores, os quais divide as pessoas diante dos seus conceitos morais e culturais. Compreender a diversidade e a complexidade global tornou-se um grande desafio para o homem moderno.
O termo “ ética” passou a ser discutido socialmente , pois a cada dia o ser humano se vê diante de fatos discriminatórios, dificultando sua acessibilidade a uma convivência dentro dos padrões de cidadania, algo indispensável a vida em sociedade.
Trabalhar os valores éticos tornou-se de suma importância para as instituições educativas a fim de construir seres humanos que respeitem as diferenças existentes na sociedade moderna.
A tolerância da diversidade cultural, racial e política entram como um fator a ser refletindo seu lado positivo e negativo.
A alteridade também se faz necessário, diante de tantas desigualdades sociais, tanto do ponto de vista racial, econômico, politico e de sexo, este, se apresenta com mais ênfase em todas as camadas sociais.
Tolerância e alteridade são valores conquistados, em partes, pela sociedade moderna, a qual aos poucos vem tendo resultados satisfatórios nas questões religiosas, de raça e de sexo.
A “ética” tornou-se o grande discurso também no campo politico, pois os exemplos de corrupção que abrange os representantes políticos brasileiros.
Se fizer uma sociedade mais justa, com respeito a diversidade e a liberdade dentro dos direitos humanos tornou-se o grande desafio do século XXI.
2 DESENVOLVIMENTO
Diante da grande problemática da discriminação, da falta de aceitação dos direitos à liberdade e a diversidade social, o homem passa a conviver com valores que o questiona e o desafia para novas situações cotidianas.
Ser ético, hoje em dia, é saber aceitar o cidadão a viver em consonância com seus direitos de ir e vir, sem se sentir discriminado por ninguém.
A tolerância passou a ser um sentimento questionado e a ser refletido pela sociedade, como algo